
Facilitar a Mudança
Enquadramento
Perante um determinado estímulo para a mudança, nem sempre se consegue definir com clareza o que se deve mudar. Por vezes pensa-se que quem tem o problema é o problema.
Um processo de mudança passa sempre por uma alteração de estados – parte-se do estado sólido que é o estado de congelação que caracteriza a situação, as práticas, os hábitos e a cultura vigentes e é necessário que se dê a descongelação, criando condições adequadas para a assimilação de novas práticas e, por fim, uma vez atingido o objectivo da mudança, se congelarem essas novas práticas.
Dada a frequência com que hoje a necessidade de mudança aparece, começa a ser um verdadeiro desafio conseguir congelar os novos hábitos. A mudança tornou-se uma constante nas vidas das pessoas e das organizações.
Mais do que gerir a mudança, é necessário liderá-la e criar uma cultura que veja nela uma forma de estar, de evoluir, que viva em mudança e com entusiasmo, sem receios, não resistindo.
Será necessário adoptar novas práticas, práticas inovadoras que facilitem o processo de mudança.
Metodologia
É um processo de facilitação da mudança que, recorrendo a práticas inovadoras, acompanhará todo o ciclo de vida desta, tendo como metodologia de base o Coaching.
Práticas inovadoras
- Workshops de reflexão:
-
Mudança
-
Liderança Inspiradora
-
Motivação
- Questionários de reflexão
- Consultoria
- Sessões de Coaching:
-
Life
-
Individual
-
Equipa
