top of page

Posições versus Interesses

Duas irmãs disputavam uma laranja. Após um desgastante conflito optaram por uma saída de compromisso, ou seja, dividiram a laranja e a contenda terminou. Passado este desagradável período, a primeira irmã comeu a polpa da sua meia laranja e deitou a casca fora, enquanto que a segunda irmã descascou a meia laranja que lhe calhou, deitou a polpa fora e aproveitou as cascas para fazer doce.


Se as duas irmãs tivessem declarado antecipadamente quais eram os seus reais interesses pela laranja a solução a que chegariam seria seguramente uma solução Win/Win, pois, uma ficaria com a polpa da totalidade da laranja e a outra com a totalidade da casca.


Lamentavelmente, as duas concentraram toda a sua atenção apenas na posição (no querer a laranja), na necessidade de ficarem com a totalidade da laranja em detrimento da outra parte interessada, na necessidade de terem razão, de vencerem, custasse o que custasse.

Cada uma das partes neste conflito assumiu uma posição Win/Loose e o choque tornou-se inevitável.


Posições e interesses estão sempre presentes num conflito. Devem ser geridos. Criar condições para que a comunicação entre as partes seja mais aberta e honesta e assim se descobrir os reais interesses de todas as partes será um bom caminho para chegar a soluções colaborativas e sinérgicas, onde todos ganham e ninguém ficará a perder e onde as relações entre as partes não sairão fragilizadas ou mesmo definitivamente perdidas, estejam presentes nessas partes colegas de equipa, ou colaboradores, clientes, parceiros, investidores, familiares, amigos, etc. www.iiaap.pt

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page